top of page
  • Studio kwo - Facebook
  • Studio kwo - Instagram
  • Studio kwo - Linkedin

A Exposição

A Origem de Macunaima

Experiência de Realidade Rirtual

A exposição A Origem de Macunaíma nasceu do desejo de conhecer e fotografar um destino de difícil acesso e misterioso, uma montanha icônica no coração da Amazônia que vem inspirando histórias fantásticas e instigando exploradores há séculos: o Monte Roraima — ou Rorõ-imã, que nas línguas dos povos indígenas Pemon significa “o grande verde-azulado” —, uma muralha de pedra envolta em nuvens erguendo-se centenas de metros verticalmente ao redor das selvas e campos na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.

Acampamento-010111-1_IMAGEM_029-topaz-enhance-2x-copy.jpg
PaperTexture_red.jpg

01

Experiência VR

Realidade Virtual
Inovação e Arte: na exposição
A Origem de Macunaima 

O personagem de Mário de Andrade na experiência VR foi criado a partir de diversas fotos-referência do escritor, junto com um figurino recriado característico da década de 1930 e acessórios marcantes, como seus óculos icônicos.

IMG_E1087.jpg
IMG_E1101.jpg

“O importante não é ficar, é viver. Eu vivo.”  

CARTA A CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. SÃO PAULO, 10 NOV 1924 

PaperTexture_green.jpg

02

Exposição AR

Realidade Aumentada

Máscara mortuária de

Mário de Andrade em bronze,

criada a partir do original

em gesso, 1945

O uso da tecnologia não só viabiliza um encontro impossível com Mário de Andrade, mas também nos permite levar o ato ancestral de contar histórias ao redor da fogueira ao encontro das novas gerações. Os visitantes poderão, também, fazer uma visita virtual ao topo do Monte Roraima, juntando-se ao pequeno grupo de desbravadores que já enfrentou suas escarpas,e conhecendo de perto a casa de onde saiu o “herói sem nenhum caráter” Macunaíma para conquistar o Brasil e o mundo.

PaperTexture_red.jpg
PaperTexture_cru.jpg

01

A Experiência 

A expedição
Inovação e Arte: na exposição
A Origem de Macunaima 

A expedição para realizar o projeto aconteceu em novembro de 2022, na primeira janela possível pelas chuvas após o fim da pandemia e a reabertura da fronteira Brasil-Venezuela. Após cruzar a fronteira, passamos alguns dias no último ponto acessível por 4x4: a comunidade indígena de Paraitepuy, onde anciãos e lideranças Pemon nos contaram suas versões das antigas histórias de Makunaimã e do Monte Roraima, enquanto os últimos preparativos da expedição eram finalizados

IMG_4217-topaz-enhance-4x.jpg
monte-Romaima.jpg
Cacique.jpg
IMG_5971-topaz-denoise-enhance-3x.jpg
Grupo-expedicao.jpg

03

 Gênio do Barroco

livro-antigo-theodor.png

Vom Roroima Zum Orinoco,

Volume II (1924)

theodor_koch-gruenberg

as expedições etnográficas
no Brasil

Inovação e Arte: A Obra de Mário de Andrade

A Origem de Macunaíma abre ao público uma janela a um universo indígena captado por

uma ótica alemã, e aproveitado com maestria pelo maior expoente do modernismo para

ilustrar a identidade brasileira em formação. As lentes e condutas coloniais e pós-coloniais de ambos — tanto na pesquisa etnográfica quanto no uso posterior dos conteúdos culturais indígenas — podem e devem ser avaliadas sob uma perspectiva atual; mas também devemos reconhecer a importância e a excelência do trabalho de ambos, realizado num tempo e num contexto muito diversos do que hoje vivemos.

Fig-1---diários-topaz-enhance-4x.png

Diários de expedição de

Theodor Koch-Grünberg

Galeria

04

Galeria de Imagens